Bloqueio criativo - sob um outro ponto de vista


Você, escritor, está em seu habitat natural de produção, de posse de sua ferramenta de trabalho: um caderno, ou folhas de papel, ou um editor de texto e, olha para aquela tela em branco e acha que está tendo um bloqueio na sua criatividade, por não conseguir começar a escrever nada?
Permita-me mostrar-lhe outro ponto de vista desta mesma situação: talvez você esteja, ao contrário do que pensa, com excesso de ideias. Sim, excesso! Já, que geralmente, você começa pensando em muitas ideias, enredos, épocas, personagens, etc.
Vamos pensar em dois tipos de soldados: o soldado “A” tem uma metralhadora na mão e atira pra todos os alvos a sua frente, tentando acertar o máximo possível. Ele pode ter acertado alguns alvos, mas provavelmente sem ter sido letal; agora o soldado “B” tem um rifle potente, com mira telescópica para garantir a precisão.
Então a minha pergunta é: como escritor, você prefere ser o soldado “A”, tendo um monte de ideias e querendo escrever sobre tudo, ou ser o soldado “B”, que escolhe um alvo e dá o seu melhor tiro?

Daí, a minha sugestão para um desses momentos de bloqueio criativo é: escolha um tema e dê o seu melhor tiro. 

Comentários