Como criar personagens

Personagem, personalidade e persona.
Parecem as mesmas coisas para você?
Mas não são.
Personalidade é um conjunto de todas as características internas de uma pessoa. Seus sentimentos, sua conduta, seus pensamentos, etc.
Persona se trata dos atributos externos de uma pessoa. Suas características físicas.
Personagem é a pessoa em si. O indivíduo completo, com suas características interiores e exteriores, Persona e Personalidade.
Então, sendo mais direto e redundante afirmo: Não crie personagens, crie pessoas!
Crie pessoas. Descreva os seus personagens com detalhes da persona e da personalidade. Atributos exteriores como a aparência, altura, e interiores como virtudes, defeitos e hábitos.
E por falar em hábitos do personagem, digo que você deve repetir no seu livro, os atos de uma pessoa, de forma que vire um hábito bem claro para os seus leitores.
Sugiro um exercício de criação de personagem: Faça um texto, descrevendo você mesmo em características de sua persona e personalidade. Depois, comece a alterar tudo para o oposto. Então se você é homem, troque o sexo para mulher. Se você é idoso, troque a sua idade para mais jovem. Se você é alto, troque para baixo. Vá trocando todas as características e, por último, troque o nome. No final releia cada uma das descrições e terá duas pessoas bem diferentes, você e seu personagem que acabou de criar. 

Comentários

  1. Adorei a ideia de dois personagens em um, acredito que a repetição de características é fundamental para você se apegar ao livro! Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário